"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Novela Além do Tempo desqualifica a psicologia

Google Imagens

Por Cintia Liana Reis de Silva

Fica aqui a minha séria crítica novela "Além do Tempo", pois está revelando ter autores irresponsáveis e levianos com a ciência quando desqualifica claramente a psicologia e a psicoterapia, em vários momentos, as compara com o espiritismo de modo equivocado e ignorante. 

Cresci em família espírita, estudando e frequentando o espiritismo desde a infância, estudando também psicologia e fazendo terapia e posso dizer que todas as resposta podemos encontrar em nossas partes ocultas da psiquê, no inconsciente familiar, sem precisar recorrer a vidas passadas, afinal todas as repostas estão refletidas no agora. 

Acho irônico uma pessoa nem conseguir encarar a si mesma no agora e já querer ir em hipóteses de vidas passadas para se olhar. Isso me parece pura fuga.

É um longo, delicado e complexo assunto, mas, por exemplo, depois que me tornei psicóloga e comecei a estudar psicologia analítica a fundo, vi fenômenos explicados por Carl G. Jung que o espiritismo em parte coloca a responsabilidade nos espíritos obsessores e nós psicólogos sabemos que se referem a partes ocultas da nossa personalidade. Resultado, deixei de ser espírita, hoje sou espiritualista e isso inclui o estudo de física quântica. O conhecimento e a abertura da mente é a vacina para a simplificação e a generalização.

Existem vários fenômenos psicológicos que explicam o fato de termos antipatia por alguém e nada tem a ver com vidas passadas. Essa antipatia pode ser trabalhada e acabar quando o indivíduo descobre o seu lado que é similar ao da pessoa antipática, sem ter que fazer regressões. Ou seja, ele rejeita o que ele não gosta e despreza nele mesmo. Transformar a parte sombra em parte luz é necessário, para que acolhamos todos os nossos lados obscuros.
Não critico o espiritismo em si, afinal a doutrina ajuda a muitas pessoas que não querem fazer terapia ou não podem, mas considero leviana e irresponsável uma postura da novela em que ela coloca a psicologia como uma ciência que mascara a realidade espiritual, que limita o conhecimento da história da alma, pois isso não é verdade, ao contrário, a essência psíquica do homem, de sua energia é considerada e trabalhada em muitas abordagens terapêuticas e se fala muito de "alma", mas de modo muito mais íntimo e próximo e vai buscar resposta nessa vida de agora e consegue encontrar absolutamente tudo o que se propõe, se o paciente quiser e estiver realmente disponível, sem resistências, se o paciente não estiver querendo fugir do agora e se refugiar em possíveis vidas passadas.

Espero posição do Conselho Federal de Psicologia sobre essa postura da TV Globo, mesmo sabendo que se trata de uma obra de ficção, mas que acaba tocando na realidade. E sabemos que a novela não é tão fiel nem em relação a coerência das próprias histórias dos personagens quando a compramos a doutrina espiritas, mas também que seria impossível encaixar tudo "perfeitamente", como poderia hipoteticamente ser na vida real.

No mais, digo, vai fazer uma boa terapia com empenho, como por exemplo, a Terapia de Família, as constelações familiares, etc, e encontrarás certamente todas as respostas lá em sua primeiríssima infância e em seus modelos familiares intergeracionais. 

Cintia Liana Reis de Silva

Nenhum comentário: