"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Mulher diz que amamentar é "coisa de pobre" e gera revolta com foto no Facebook

Bolsa de Mulher

Site Bolsa de Mulher

Uma publicação que se espalhou recentemente pelo Facebook vem gerando polêmica. A postagem, em tom de crítica, foi feita por uma mulher depois de presenciar uma cena de amamentação em público. Ela disse que deveria haver bom senso e classificou o fato como "coisa de pobre". Além disso, expôs, sem autorização, uma foto da mulher e da criança que mamava no colo da mãe, em uma bicicleta.

Crítica ao aleitamento materno

"Pobre fazendo pobrice! Vai em um bairro nobre, ou em um restaurante fino para ver se encontra uma mulher com o peito para fora?! Jamais. Elas levam mamadeira! Como eu fazia! Ou, no mínimo, colocam uma fraldinha para tapar o peito! Isso se chama bom senso", publicou. Muitas pessoas, especialmente mães, se revoltaram com a publicação, que já teve mais de 12 mil compartilhamentos, a grande maioria criticando as colocações.
No mesmo post, ela insinuou que a mulher estaria querendo aparecer, já que a partir dos seis meses a criança já começa a comer outros tipos de alimentos, fazendo com que não haja mais necessidade de amamentar a qualquer momento e em qualquer lugar. E defendeu o uso de mamadeira de de fórmulas artificiais em substituição ao leite materno. "Essa história de amamentação é um programa de incentivo do governo para fazer as coitadas das pobres virarem umas vacas leiteiras e ficarem amamentando até os dois anos de idade. Economia para o governo! Imagina se toda a 'pobraiada' que se empenca de filhos resolvesse dar mamadeira com NAN para toda a sua penca? O governo estava 'lascado'", disse.
Ela afirmou ainda que quem tem dinheiro não segue esse incentivo para amamentar e que ela mesma nunca amamentou seu filho, que hoje é lindo e saudável. "O NAN hoje em dia é completamente igual ao leite materno em questão de nutrição. Não tem mais necessidade de amamentar dessa maneira. O mundo está evoluindo! Só que custa muito caro. Mas eu optei por isso. A criança mama com mais facilidade, fica mais tranquila, dorme melhor, não tem dor de barriga e você leva a mamadeira para qualquer lugar e não passa vergonha com o peito de fora. Foi a melhor coisa que fiz na minha vida", finalizou.

Importância da amamentação

Essas afirmações, no entanto, não condizem com o que os médicos orientam. O leite materno tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e, por isso, é recomendado de forma exclusiva e em livre demanda (ou seja, sempre que o bebê sentir vontade) até os seis meses. As fórmulas infantis só devem ser oferecidas quando houver prescrição do pediatra e apenas nos casos em que, por algum motivo, as mães não conseguirem amamentar. 
O pediatra Moises Chencinski explica que o leite materno é adequado em qualquer faixa etária e defende a ideia de desmame natural, sem especificar uma idade para que isso aconteça. E mesmo com a introdução de alimentos, as crianças podem mamar no seio da mãe até os dois anos de idade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O médico diz que a própria criança, em seu tempo, irá deixar de ter necessidade do leite materno e deixará de mamar.
Revolta das mães
Muitas mulheres, indignadas com o post, compartilharam a publicação e se revoltaram contra a autora do texto. Alguns comentários publicados na rede: "Como pode fazer uma publicação dessa?", "Quanta ignorância em um texto", "Então fiz pobrice o tempo que pude... e amei!", "Que mulher desinformada! Preconceituosa! Amamentação é amor!" e "Provou que dinheiro não é sinônimo de inteligência, informação e coerência. Palmas para a verdadeira pobre da história", "Pra quem fez medicina veterinária, você desconhece muito (mas muito mesmo) o assunto. Qualquer pobre, inclusive, entende mais de alimentação de mamíferos que você. Como pode ver, dinheiro compra diploma, mas não inteligência". 
Veja o post completo
"POBRE FAZENDO POBRICE! Vai em um bairro nobre, ou em um restaurante fino pra vc ver se encontra mulher com o peito pra fora?! Kkkkkkkkk! JAMAIS! Elas levam mamadeira! Como eu fazia! Ou no mínimo colocam uma fraldinha pra tapar o peito! Isso se chama BOM SENSO! Essa ridícula aí ta querendo aparecer! E outra, depois dos 6 meses a criança já começa a comer outros tipos de alimentos e não é necessário ficar amamentando a qlq momento e em qlq lugar não! Essa história de amamentação é um programa de incentivo do governo pra fazer as coitadas das pobres virarem umas vacas leiteiras e ficar amamentando até 2 anos de idade! Economia pro governo! Imagina se toda a pobraiada que se empenca de filhos resolvessem dar NAN (mamadeira) para toda a sua penca? O governo tava lascado! Eles incentivam amamentação e cada uma q se vire com os peitos mesmo.... Agora, quem tem dinheiro não segue esse incentivo... Eu nunca amamentei meu filho e ele é lindo e saudável! O NAN hj em dia é completamente igual ao leite materno em questão de nutrição! Hoje em dia não tem mais necessidade de amamentar dessa maneira! O mundo ta evoluindo gente! Só que custa muito caro! Mas eu optei por isso... A criança mama com muito mais facilidade, fica mais tranquila, dorme melhor, não tem dor de barriga e vc leva a mamadeira pra qlq lugar e não passa vergonha com o peito de fora... Foi a melhor coisa que fiz na minha vida!"
Fonte: http://www.bolsademulher.com/bebe/mulher-diz-que-amamentar-e-coisa-de-pobre-e-gera-revolta-com-foto-no-facebook/?utm_source=facebook&utm_medium=manual&utm_campaign=BolsaFB

Nenhum comentário: