"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Confusão de conceitos sobre psicologia e educação

Acho até cruel usarem desse modo equivocado os conceitos quando se trata de crianças, só pra ironizar.
Traumático não é dar limites, traumático é crescer sem ser ouvido, é crescer sem ter o direito de comunicar seus sentimentos ou de aprender que isso é permitido e possível. Criança desobedece mais quando está infeliz.
Estava lendo um livro sobre diagnose clinica de psicologia e se explica bem em nível neurológico e hormonal porque crianças até 10 anos não deveriam sofrer, pois tudo se reflete na psique adulta. Não digo ter limites, digo sofrer.
Eu olho muito o lado das crianças em meu trabalho, porque o que mais tem são pais que não têm sensibilidade, inteligência, nem paciência para compreenderem os próprios filhos que crescem e dão a eles na mesma moeda e eles ainda reclamam.
Vejo adultos que a acham que podem tudo e crianças que precisam ser "domesticadas". O anualmente do indivíduo começa cedo.
Realidade cruel, pessoas que querem ter filhos e nunca nem fizeram terapia ou discutiram com alguém o que não querem repetir de erro do que receberam dos seus pais.
O mundo ainda está atrasado, mas com esperança um dia teremos dias melhores, com crianças mais felizes e serenas, se sentindo mais confortáveis no mundo.
 

 
Qual pai e mãe pergunta a seus filhos o que o incomoda no ambiente familiar? Ou quais atitudes deles o desagradam?
E' fácil somente cobrar dos filhos, difícil e' encarar a si mesmo em prol do "amor" e da saúde mental da criança.
Mais do que dar limites, as crianças precisam aprender a falar sobre o que se passa em seus corações, essa e' a base para um bom relacionamento maduro com o mundo.
 
Cintia Liana
 

Nenhum comentário: