"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

sábado, 24 de setembro de 2011

Quando a criança é "devolvida", suas características e acompanhamento psicológico

Google Imagens

Por Cintia Liana Reis de Silva

Primeiro precisamos definir bem o que é ser devolvida após ser adotada, porque têm crianças que são entregues ao Juizado ainda no estágio de convivência, sem ter sido concluída a adoção, mas mesmo assim é uma situação de sofrimento psicológico e afetivo para a criança, pelo fato dela já estar ligada a estas pessoas de algum modo.

Depois que a adoção ocorre em todos os níveis, a sentença já foi dada e os laços afeitivos já existem é muito mais doloroso um novo corte de vínculos para todos, mas sobretudo para a criança, que está em plena formação e desenvolvimento bio-psico-afetivo-social.

Há estudiosos que apontam um sério risco de aparecimento de quadros psicóticos e outros problemas, como depressão, no futuro em crianças que sofrem cortes sucessivos de vínculos. Isso é só para vermos o quanto é grave para um criança não só viver no abandono, mas também experimentar a rejeição e o abandono por diversas vezes.

É comum, nestes casos, crianças experimentarem ansiedade, sensação de insegurança, baixa auto estima e algumas apresentam agressividade, acompanhados de outros comportamentos negativos, que podem ser superados com o devido acompanhamento de futuros pais e profissionais.

Existe tratamento psicológico para essas crianças e suas famílias. Com relação ao judiciário, infelizmente não são todas as varas da infância que têm psicólogos disponíveis e nem pessoal em número suficiente para atender a toda a demanda de trabalho. O judiciário tinha que contratar mais gente.

O acompanhamento deve ser feito no sentido de fortalecer a criança e as pessoas que a cercam para dar apoio. Algo importante é fazê-la entender que ela não é culpada e nem responsável pelos abandonos que sofreu, que ela não é um criança má, que isso não significa que ela não tem valor. Fazê-la sentir que merece ser amada e que, de fato, é amada pelas pessoas que estão próximas, independente de não ter pais adotivos naquele momento, daí o importante papel do profissional, que envolve o valor da relação de ajuda e de confiança que estabelece com esta criança.

Trabalhar com a criança - através da arte, da brincadeira e da fala - a sua auto estima e validar a sua dor. Ela deve compreender quais foram suas perdas e como pode lidar com elas, resignificando sua realidade e a forma de sentir, mas isso é um processo de fortalecimento e tomada de consciência que precisa de tempo e investimento.

Uma criança que é adotada por pais suficientemente seguros e maduros consegue superar muito mais facilmente suas dificuldades iniciais, mas tudo vai depender também do temperamento dela, da capacidade de resiliência e otimismo.

Parte de respostas na íntegra a entrevista cedida no dia 22 de setembro ao Portal IG.

Por Cintia Liana

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