"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Conselheiros ressaltam importância do dia nacional da adoção no STJ

Mandy Lynne

25/05/2011
Por Luiza de Carvalho

“Meu depoimento é como mulher e mãe: estou convencida de que o amor de pai e mãe é uma conquista diária e é incondicional”. Com essas palavras, a ministra Eliana Calmon, Corregedora-Nacional de Justiça realizou a abertura do evento em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

Para a ministra é muito importante que o Estado se empenhe em dar uma família para crianças que não tiveram a ventura de serem recebidas em uma família organizada, e esta é a intenção do Cadastro Nacional de Adoção. “Precisamos fornecer aos juízes a ferramenta adequada para obter com segurança e rapidez os dados necessários nos processos de adoção”, diz a ministra. Na opinião do conselheiro do CNJ Paulo Tamburini, o CNJ tem feito um grande esforço para a causa das crianças e adolescentes, em cumprimento à Carta Constitucional.

Criado em 2008, o Cadastro Nacional da Adoção atualmente demonstra que há 4.583 crianças e adolescentes à espera de um novo lar no Brasil, e há 26.938 pais e mães que desejam adotar. “Foi um grande trabalho fazer algo extremamente simples, uma ferramenta que dá oportunidades infinitas para pais encontrarem crianças”, diz o conselheiro Paulo Tamburini. Na opinião dele, é preciso debater com a sociedade problemas que puderam ser visualizados após a criação do cadastro, como o fato de a maioria dos pretendentes a adotar estabelecerem a preferência por uma criança da raça branca. “A adoção não é um supermercado em que se escolhe a compra, a maioria dos pretendentes sofre de EUGENIA, quer crianças perfeitas”, diz o conselheiro.

Durante o evento, foram exibidos filmes como vídeo feito pelo Projeto Aconchego, que mostra pais que adotam crianças com síndromes mentais e físicas, e que estão muito satisfeitos com a adoção, ou mesmo pais que aceitam adotar crianças que não são mais bebês. “Quando um tribunal superior como o STJ se coloca à disposição de realizar um evento como esse e participar de uma política pública importante como a adoção, está chamando a atenção da sociedade para a seriedade do tema”, diz a ministra Eliana Calmon.

Agência CNJ de Notícias

EUGENIA
Do fr. eugénie (v. eu- e -genia).]
Substantivo feminino. 1.Med. Ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento genético da espécie humana. [Cf. eugênia, s. f., e Eugênia, antr.]


Postado Por Cintia Liana

Nenhum comentário: