"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fale de adoção sem traumas; Livros tratam o tema com delicadeza e carinho

Filha de amigos. Foto cedida pelos pais. Linda!
 
28/04/2011 - 14h02
 
Da Livraria da Folha
 
Falar de adoção já foi mais difícil, e de certa forma, até mais doloroso. É óbvio que a situação é incômoda e deve ser tratada com respeito, cuidado e afeto, mas hoje é grande o número de crianças adotadas e que convivem em paz com essa informação dentro da própria família, nas escolas e nas mais diversas situações.
 
Mesmo assim, na hora de falar com os filhos, é bom estar preparado para todos os tipos de situações. Afinal, a notícia aperta forte nas emoções e pode provocar angústias compreensíveis, mas também temporárias e reversíveis.
 
Para lidar com os pequenos, as palavras têm que ser bem escolhidas, a situação bem explicada. Não precisa fazer alarde com isso, nem tentar encontrar heróis ou vilões na história. É uma possibilidade bonita de vida, de se construir famílias, e o amor incondicional entre pais e filhos é o que tem que prevalecer.
 
A Livraria da Folha selecionou alguns dos títulos mais interessantes encontrados em nossa estante. Essas obras são destinadas a adultos e crianças, e elas comentam com muita delicadeza como lidar com o assunto.
 
As dicas para os pais os alertam sobre alguns passos falsos que podem deixar a situação chata, enquanto outros livros explicam para os pequenos o que significa esse universo, e o fazem com personagens carismáticos e felizes, despertando e fazendo-os compreender e aceitar com felicidade a oportunidade de ter um pai e uma mãe que os amam.
  
"Adoção, a Família da Flora"
Com bonitos poemas, o livro é destinado às crianças, e conta a história de Flora e de maneira sutil a razão por ela ter sido adotada. Do mesmo modo, a autora Carolina Coelho destaca o papel e carinho da família que cuida e se preocupa com a personagem.
 
Ao final do livro, uma série de orientações e dicas indicam para pais e educadores os aspectos mais importantes e que valem ser relidos com atenção.
 
"Somos Um do Outro"
O famoso Todd Parr também faz sua contribuição nessa história. Este livro é especial para mostrar aos pequenos que não há problema nenhum em ter uma família "diferente".
 
O personagem muito popular, querido e colorido ajuda diretamente as crianças a se sentirem bem consigo mesmas, e a enxergar que coisa boa é ter um papai e mamãe para viver momentos em família.
 
"Conversando com Crianças sobre Adoção"
Voltado para os adultos, o texto aborda o tópico do diálogo aberto com os filhos, em dar espaço para eles refletirem a respeito e fazerem as perguntas que quiserem, a fim de sentirem-se satisfeitos e compreenderem o assunto.
 
"Adoção"
Este livro também restringe a conversa com os pais. O texto serve como um verdadeiro roteiro, conduzindo toda a conversa sobre o assunto.
 
A obra aborda os assuntos relacionados à idade de contar, pais naturais, descarga emocional, afeto psicológico e como lidar com as emoções de frustração, negação e aceitação dos filhos.




Postado Por Cintia Liana

Nenhum comentário: