"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Morando na casa dos pais

Foto: Dream Stime

Olá Dra. Cintia,

Antes de mais, chamo-me ..., tenho ... anos e não sou brasileira. Costumo visitar o seu blog, pois tenho a intenção de adotar uma criança até 6 anos . Como vivo num apartamento que tem só um quarto, indicarei ao Juizado a casa dos meus pais como minha residência, eles estão super felizes. Acha que será uma desvantagem indicar que vou morar com os meus pais? Essa casa é uma moradia com as condições ideais.

Aguardo suas notícias.
Melhores cumprimentos,
...
_______________________

Cara ...,
Em primeiro lugar quero agradecer suas visitas, sempre vejo visitantes deste País e fico curiosa para saber quem podem ser. rsrs

Boa pergunta. Olha, eu não conheço bem o modo de análise dos profissionais do seu País, mas como o pensamento psicológico é basicamente igual em todos os lugares do mundo penso que irão na verdade é analisar o tipo de relação que você tem com seus pais e como eles influenciarão na educação de seu filho, esse é o ponto primordial.

Se você tem em mente tudo muito claro, independência emocional e finaceira, tem um pensamento independente e sabe bem quem será a figura de apego principal de seu filho, acho que está tudo bem, e acho que você deve colocar isso bem claro na avaliação psicológica, os lugares que cada um vão ocupar na vida da criança, como será a vida de vocês, isso é bem importante para o crescimento saudável de qualquer pessoa.

Se precisar de algo mais me fale.
Aproveitando que essa é uma questão importante que pode ser uma dúvida também para muitas outras pessoas que estão em processo de habilitação, gostaria de pedir a sua autorização para publicar esta resposta em meu blog. É claro que não citarei seu nome e nem detalhes que possam te identificar, nem citarei o País de origem da pergunta.
Um abraço.

Cintia Liana
_____________________

Dra. Cintia,

Muito obrigada pela sua preciosa ajuda e disponibilidade. Pode publicar.
Beijinhos,
...

________________________

Cara ...,

Obrigadíssima pelas visitas e pela contribuição.
Um abraço.
________________________

E por falar nisso... lembrando algo importante.

A criança precisa ter seu espaço em casa, seu quarto, mesmo que o divida com um irmão ou um primo, alguém de idade aproximada, que vivencie coisas parecidas.
Criança também precisa de privacidade, reconhecer um espaço só seu, onde organizar seus objetos pessoais por menor que seja, ter seu lugar fixo onde dormir. São coisas importantes para seu desenvolvimento psicológico, social e cognitivo.
Não esqueçam, o bom exercício de relacionamento com o espaço externo (material, relacional) e boas condições para isso se refletirão na organização de dentro, na organização psíquica. Para o desenvolvimento infantil isso é importantíssimo!


Por Cintia Liana

Nenhum comentário: