"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Adoção é tema de vídeo educativo - "Que casa é essa?" - 1º Vídeo

Foto: Google Imagens

Material procura passar informações para futuros pais, abrigos e servidores públicos

O Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (Cindedi-USP) e a Vara de Infância e Juventude de Ribeirão Preto finalizaram uma série de quatro vídeos sobre temas relacionados à adoção. A ideia é que o material chegue a abrigos, fóruns e instituições que trabalham com adoção e acolhimento infantil para capacitar e levantar discussões sobre o tema. Para facilitar a distribuição, a série está disponível no site da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, responsável por financiar três dos quatro episódios.

Intitulada “Proteção Integração à Criança e ao Adolescente”, a série começou a ser desenvolvida e filmada há quatro anos. Os vídeos são uma mescla de desenho animado, mesas de debate e depoimentos de famílias e adolescentes. “Resolvemos fazer este modelo pois é um assunto muito delicado. O desenho dá uma cara mais lúdica”, disse a coordenadora do Cindedi, Maria Clotilde Rossetti-Ferreira.

A assistente social da Vara de Infância, Genecy Duarte Barros, explica que tudo começou quando houve mudanças na entrevista de cadastro de pessoas interessadas em adotar crianças. “Precisávamos de um material que provocasse a discussão do que é, de fato, acolher e proteger crianças e adolescentes”, contou.

O primeiro episódio trata de como devem ser os abrigos, enquanto o segundo fala da entrevista de cadastro. O terceiro trata de adoções de crianças mais velhas, grupos de irmãos ou com necessidades especiais. A série é finalizada com histórias de crianças que precisaram ficar em abrigos para depois voltarem às famílias biológicas. “É interessante que famílias e interessados em adotar assistam também. O recurso do vídeo, além de informativo, sensibiliza quanto à realidade”, disse a psicóloga do Tribunal de Justiça, Solange Aparecida Serrano. Apesar de saber que é um processo longo, a coordenadora do Cindedi espera melhorar a rede de adoções. “Precisamos garantir os direitos das crianças, estejam em famílias estruturadas ou em abrigos.”

http://www.tj.sp.gov.br/Corregedoria/InfanciaJuventude.aspx

______________________________

Procurei e encontrei os vídeos da série no you tube. Este o primeiro:



Proteção Integral à Criança e ao Adolescente - 1. "Que casa é essa? O abrigo enquanto um acolhimento de qualidade à criança e ao adolescente." (2007)

Material didático composto de quatro vídeos em desenho animado para servir de apoio aos profissionais que atuam nos serviços de proteção integral às crianças e adolescentes, e também às famílias envolvidas.

Postado Por Cintia Liana

Nenhum comentário: