"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

História 4

Foto: Google Imagens

Revista Veja São Paulo


"Se ela me der um brinquedo e fizer uma lasanha vai ser a melhor coisa do mundo." - Márcio

A mala já está pronta. Marcio Felix de Carvalho não agüenta de ansiedade. No dia 22, ele pegará o ônibus com a avó materna para passar o Natal na casa dela, em São Manuel, a 291 quilômetros da capital. Será a primeira viagem dos seus 8 anos de vida, e também a primeira visita à casa de um parente após três anos de afastamento.

Desde 1996, ele e o irmão Romário, de 6 anos, estão sob a guarda e os cuidados do Movimento de Assistência aos Encarcerados do Estado de São Paulo, o Maesp, criado por um grupo de evangélicos. Não sabem do paradeiro dos pais, e pouco lembram do passado. Marcio diz apenas que sua história não é boa. "Agora é bem melhor, tenho comida quentinha e até ganhei uma camiseta do Batman", conta.

Apesar do aperto financeiro pelo qual passa a instituição, ali ninguém tem fome ou vive com roupa rasgada. Para manter as contas em dia, os funcionários promovem jantares, bazares e venda de quadros pintados pelos pequenos. As doações são cada vez mais escassas. O que ajuda é o corpo de voluntários. Alguns até levam as crianças para suas casas na semana do Natal e Ano Novo, quando o abrigo fica fechado.

No ano passado, Marcio passou essas datas junto com a família de uma das mulheres do voluntariado. Aprendeu a mexer em computador e surpreendeu a todos com sua habilidade. Ainda assim, finca pé na intenção de ser jogador de futebol. Estuda duro de manhã, para poder treinar seus chutes na Escola de Futebol do Marcelinho, no Ipiranga, à tarde. Nesta semana de Natal, ele pretende exibir suas qualidades de boleiro à avó. Em troca, espera recompensas simples. "Se ela me der um brinquedo e fizer uma lasanha vai ser a melhor coisa do mundo."

Publicação - Revista Veja São Paulo
Circulação - São Paulo – SP
Data - 23/12/98
Edição – 1578
Assunto - Abandono – Institucionalização
Título - Sete Histórias de Natal de Meninos e Meninas Carentes
Autora - Mirian Scavone


Postado Por Cintia Liana

Nenhum comentário: