"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Adoção: da criança à filiação"

Foto: Google Imagens

Hoje, dia 18/08, no Recife Palace Hotel, acontecerá o 1o Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade, com o tema central "Adoção: da criança à filiação". O congresso se estende até o dia 21/08 e contará com vários profissionais franceses e muitos brasileiros que se dedicam ao estudo do tema da adoção, em diferentes áreas de atuação.

Conforme já temos divulgado anteriormente, o congresso está sendo organizado num esforço conjunto do Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise e do Serviço de Orientação à Filiação Adotiva da Clínica de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, em cooperação com o Laboratoire de Recherche en Périnatalité, Parentalité et Petit Enfance da Universidade Denis Diderot – Paris 7.

Segundo menciona o convite do congresso, pretende-se refletir sobre a clínica da adoção, considerando os aspectos psicológicos e jurídicos que envolvem a escolha de pais e crianças, na tentativa de diminuir riscos irremediáveis. Tem como objetivo manter um diálogo com a sociedade, segundo vários olhares científicos e ou origens epistemológicas, tornando o tema adoção, o ponto agregador do Congresso.

O intuito do evento é de reunir profissionais para discutir as inovações e perspectivas deste campo e de realçar igualmente as características transversais da adoção e da filiação, nas quais perpassam também vários temas e conceitos psicanalíticos. O conhecimento técnico-científico e político da adoção, tornou-se portanto um fenômeno de sociedade, que diz respeito a todos nós.

Mais informações poderão ser obtidas no link http://www.unicap.br/congresso_adocao/index.html Ainda estão sendo aceitas inscrições, que agora deverão ser efetuadas no local do evento, a partir de amanhã (17/08).

E-mail recebido de uma psicóloga de Recife.


Por Cintia Liana

2 comentários:

Unknown disse...

Parabensssss pelo Blog Cintia, continue com esse amor maravilhoso no seu coração.
Deus te abençoe e te proteja a cada dia.

Cintia Liana disse...

Claudinha, que carinho gostoso! Obrigadaaaaaa! Vc deve ser uma linda!
Volte sempre. Bjs.