"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Biossíntese e Sistêmica Familiar

Foto: Luz Art. Google Imagens.

Texto do site da Escola de Biossíntese do RJ
Por Esther Frankel e Milton Corrêa


Uma vez, um velho e respeitado padre foi visitar uma família numerosa. Ficou hospedado por mais de uma semana e foi recebido com muita honra. A família se esmerou no tratamento ao seu visitante dando-lhe o melhor de si.

Quando o velho padre foi embora, ainda no portão da casa, ao se despedir e diante de todos disse: “Que morram os avós, que morram os pais, que morram os filhos e que morram os netos”.

Ficaram todos surpresos e chocados. Como? Disse o avô, o patriarca da família, recebemos o senhor com todo o nosso carinho e respeito e o senhor nos deseja a morte?

Ah! Disse o velho sábio, “mas nesta ordem!”.
O velho padre, com amor, abençoava aquela família.

Podemos entender esta benção, pois é muito doloroso quando acontece uma inversão desta ordem.

Esta história ilustra bem o que significa a “ordem do amor” ou a hierarquia dentro de um sistema familiar. O mais antigo vem antes, quem entra no sistema familiar primeiro tem certa precedência sobre os que entram depois. Primeiro são os pais, depois os filhos, o primogênito antes do segundo filho etc.

Uma outra lei desta organização é a que exige o reconhecimento e a não exclusão de um membro da família. Estas são leis naturais que organizam um sistema familiar e precisam ser respeitadas. Assim, cada um deve ser reconhecido no seu lugar adequado e dentro do sistema. De outro modo, o sistema familiar ficaria perturbado, podendo os seus membros sofrerem doenças, conflitos e acidentes.

Às vezes, um membro da família, por amor, tenta ocupar o lugar do outro, seguindo-lhe o destino. Assim, por exemplo, um filho pode seguir o destino de um pai alcoólatra, ou um avô suicida, inconscientemente e sem o desejar. Uma força que ele desconhece o atrai para este destino.

Estas são algumas leis sistêmicas que podem ser observadas quando são colocadas as constelações familiares. Estas forças são definidas por um campo de intencionalidade da família. Um outro modo de dizer é que elas fazem parte da alma da família. Preferimos o termo campo que pode ser compreendido no contexto operacional da ciência moderna.

Em Biossíntese, uma psicoterapia somática, os movimentos e as expressões corporais acontecem através de campos motores por detrás dos quais estão campos de intencionalidade.

Compreendendo as interações entre estes campos de intencionalidade vemos que os processos somáticos despertados durante as colocações das constelações ou ainda as constelações que podem emergir a partir de processos somáticos podem trazer uma nova direção de profundo efeito curativo em que a força da expressão somática é reintegrada num contexto sistêmico familiar.

Por Esther Frankel e Milton Corrêa

Este texto pode nos levar a refletir sobre a ordem de chegada dos filhos adotivos, o mais velho e primeiro a chegar deve continar sendo o mais velho na medida do possível, e sobre a atenção em não querer substituir alguém da família adotando uma criança.

Ninguém deve levar o fardo de ocupar o lugar de outro que se foi e de cumprir uma responsabilidade que não é sua, como também é injusto dar a alguém a responsabilidade de ser adotado e ganhar o nome de um avô falecido, por exemplo, com a intenção de fazê-lo presente na família, isso é falta de respeito com a vida e o destino alheios.

Por Cintia Liana

Nenhum comentário: