"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Quando se desiste da adoção

Foto: Facebook

Quando se desiste da adoção, normalmente acontece no período de convivência, momento ainda de avaliações, antes de sair a sentença do Juiz, pois a adoção é uma medida irrevogável.

As pessoas devem estar muito bem preparadas e devidamente avaliadas para que se diminua estas chances de retorno que são frustrantes e marcantes tanto para a criança quanto para os adultos.

A criança que sofre abandonos sucessivos adquire uma insegurança naquele período que faz muito mal e pode ser uma sensação que a acompanhe por toda a vida, um medo de ser abandonado, por exemplo, e influencie em suas relações sociais e amorosas se não trabalhada.

De todo modo, ninguém está menos apto a estabelecer nova relação somente pelo fato de ter passado qualquer situação difícil, ninguém está fadado a solidão por ter marcas e isso todos os seres humanos têm. Temos que saber a falar a verdade e desmascarar os sentimentos, assim existe uma facilidade maior para se chegar a cura de antigas feridas. Falar, validar as dores, é sempre muito terapêutico.

Por Cintia Liana

Nenhum comentário: